Cultivo em canteiros – 5 vantagens!

Existem inúmeras vantagens no cultivo em canteiros e por vezes é mesmo a melhor opção, nomeadamente para zonas como terraços, pátios ou mesmo varandas. O cultivo em canteiros neste caso permite ter uma horta mesmo quando não existe um quintal ou jardim com solo disponível ou fértil.

Os canteiros podem ser construídos em diversos materiais, como madeira ou outros, utilizando ainda em alternativa materiais reciclados para o efeito. Podem ser colocados no chão ou ligeiramente sobrelevados do nível do solo.

Se o local pretendido para colocar o canteiro for um pátio ou varanda, é conveniente colocar na base do canteiro uma tela de protecção impermeável seguida de um sistema de drenagem adequado antes da colocação do solo ou substrato.

Algumas vantagens do cultivo em canteiros são bastante óbvias, Uma vez que estes têm o nível do solo numa cota superior à cota dos caminhos/zonas de circulação ao seu redor.

p1030565

  1. Facilita a organização do espaço – rotação de culturas

O cultivo em canteiros ajuda na organização do espaço, trazendo por vezes mais harmonia e facilita ainda o planeamento de uma rotação de culturas, aconselhada nas práticas de agricultura biológica, como boa prática para prevenção das pragas mais habituais.

  1. Melhoria do solo

O solo dos canteiros é geralmente mais fácil de trabalhar que nos jardins convencionais, uma vez que o solo nunca é pisado, não ficando assim tão compactado (se o canteiro for bem dimensionado  com largura não superior a 1,20 cm).

p1050697

  1. Melhoria da Drenagem

O sistema de cultivo e canteiros melhora significativamente a drenagem de solos sendo especialmente aconselhado para os solos mais pesados (argilosos e lamaçentos).

  1. Maior rendimento

Na Primavera, o solo de um canteiro aquece mais rapidamente do que o solo ao redor, por isso é possível plantar mais cedo do que nos restantes locais. As raízes podem espalhar-se mais facilmente em busca dos nutrientes comparativamente com uma terra mais compactada. É possível portanto, plantar num canteiro maior densidade de cultivos do que no espaço de um jardim tradicional.

p1030580

5. Controle facilitado de plantas daninhas e pragas

O cultivo mais denso habitual nos canteiros diminui o espaço disponível para o crescimento de ervas daninhas. As paredes do canteiro na maioria das vezes criam ainda um bloqueio parcial para as sementes de ervas daninhas.

Outras pragas podem também ser mais facilmente controladas num canteiro, como por exemplo os roedores. A aplicação facilitada de uma rede ajuda na protecção do ataque de algumas aves. Naturalmente todo o jardim pode ser coberto, mas os canteiros são geralmente pequenos e intensamente plantados, o que facilita face a um jardim convencional. Os caracóis e lesmas são mais facilmente localizados e removidos.

Anúncios

Dá-nos a tua Opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s