Morango bio – Dicas de cultivo

O Morangueiro é uma planta herbácea perene, de pequeno porte. Constituída por um caule curto, folhas trifoliadas, e um sistema radicular fasciculado. A planta emite estolhos (caules finos que facilmente enraízam dando origem a plantas autónomas). Os morangos são frutos ricos em vitamina C, ácido fólico e boa fonte de fibras

P1080780

P1000956P1030727

Quando Plantar: A propagação do morangueiro é favorável por via vegetativa (através de estolhos). Pode também ser semeado em viveiro. As plantas devem ser transplantadas no exterior, de preferência entre Agosto-Novembro. As variedades remontantes poderão ser plantadas também no início da Primavera. O desenvolvimento vegetativo ocorre acima de 9ºC. Antes da plantação, devem ser aparadas as raízes maiores para que não ultrapassem os 10 ou 12cm de comprimento e devem ainda ser retiradas flores, folhas velhas e estolhos.

Tipo de solo: O morangueiro pode ser cultivado na maioria dos tipos de solo, tendo preferência por solos leves e arenosos com boa retenção de humidade mas bem drenados e férteis. O PH ideal situa-se entre os 5,5 e os 6,5. São sensíveis a solos compactos com tendência para o encharcamento. Crescimento favorável em “camalhões” com 30 a 40 cm de altura ou canteiros sobrelevados.

Associações benéficas: Alface, espinafre, alho francês e cebola.

P1030866P1030901

Prevenção de problemas: Evite plantar onde foram plantados tomates, pimentos, beringelas ou batatas nos últimos 3 anos. Antes da floração, é importante retirar as folhas mortas e velhas para facilitar arejamento e evitar doenças. Aquando do aparecimento de alguma doença, retirar e eliminar a planta para evitar propagação da doença.

 

Outros Cuidados: Deve-se proceder à cobertura de solo para manter humidade, evitar aparecimento de ervas daninhas e manter os frutos limpos. proceder à eliminação de estolhos, para não limitar o desenvolvimento do morangueiro.

IMG_1242

Aplicação móvel para ajudar!

Se vai iniciar-se na plantação de uma horta em casa, a Plantit desenvolveu uma aplicação que ajuda qualquer pessoa a ter uma horta biológica na varanda. A ferramenta disponibiliza informação e dicas práticas sobre como cultivar alfaces, alho, cebola e cenoura, entre muitos outros. Cada hortícola tem um calendário para semear, plantar, colher e dicas de cultivo. A aplicação é gratuita e está disponível para os sistemas operativos Android IOS.

 

Anúncios

Dá-nos a tua Opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s