Acelga bio – Dicas de cultivo

A acelga é um legume aparentado com a beterraba que se cultiva pelas suas folhas e não pela sua raiz, ao contrário da beterraba. A seguir ao espinafre, a acelga é um dos legumes mais ricos em cálcio. À semelhança de muitos hortícolas, é pobre em energia e rica em água. Destaca-se também o seu teor em vitamina C, cálcio, fósforo, potássio e fibra. As quantidades de fibra e água contribuem para o normal funcionamento intestinal e cardiovascular.

É uma planta herbácea bienal cultivada como anual, com folhas grandes em roseta, com pecíolos (talos) longos, firmes e largos. As folhas são brilhantes e apresentam em geral coloração verde ou avermelhada em diversas tonalidades.

Acelga

Cuidados com rega –  A rega deve ser frequente, mas em pequenas quantidades. Deve-se proceder à cobertura do solo, para manter a terra húmida.

Solos:  Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de mais ervas.

 Semear/ Plantar: Semear em local com boa exposição solar.

Profundidade das sementes: 2,5 cm | espaçamento entre linhas: 30 cm | espaçamento entre plantas: 20 cm

P1060072

IMG_1093

Cultivar / Dicas:

É uma planta fácil de cultivar. Dão-se bem em solos ricos e húmidos, pelo que deve ser incorporado estrume ou composto no solo. Preferem solos com ph neutro ou ligeiramente alcalino. Deve Manter as plantas mondadas sem ervas daninhas.

As folhas baby de acelga, muito apreciadas em saladas são colhidas através da colheita precoce de folhas de plantas normais, podendo reduzir o compasso de sementeira para 15Cm entre linhas e 5 cm entre plantas.

Associações favoráveis: cebola, cenoura, feijão e couve

 

IMG_0789fotografia (76)

Colher / comer – Deve-se colher as folhas jovens e tenras, mal fiquem suficientemente grandes para salada. A colheita inicia-se cerca de dois meses após a plantação. Pode continuar a cortar as folhas quando precisar delas até que a planta se reproduza e crie sementes.

As suas folhas podem ser consumidas cruas ou cozinhadas em saladas, ou usadas na confecção de vários pratos cozinhados, como sopas ou omeletes ou mesmo salteada à semelhança dos espinafres.

O seu teor em ferro e vitaminas conferem-lhe óptimas qualidades alimentares.

Aplicação móvel para ajudar!

Se vai iniciar-se na plantação de uma horta em casa, a Plantit desenvolveu uma aplicação que ajuda qualquer pessoa a ter uma horta biológica na varanda. A ferramenta disponibiliza informação e dicas práticas sobre como cultivar alfaces, alho, cebola e cenoura, entre muitos outros. Cada hortícola tem um calendário para semear, plantar, colher e dicas de cultivo. A aplicação é gratuita e está disponível para os sistemas operativos Android IOS.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.dsp.plantit

iOS: https://itunes.apple.com/pt/app/plantit/id1073154875?l=en&mt=8

 

Anúncios

Dá-nos a tua Opinião!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s